domingo, 1 de dezembro de 2013

Revolução Russa: Surgimento do Exército Vermelho


.
A Revolução Russa ocorreu em 1917, resultado da opressão do governo Czarista e descontentamento do povo com a situação econômico-social do país. Em março (fevereiro no calendário ocidental) devido a manifestações por toda a Rússia e pressão social, o Czar Nicolau II renuncia dando lugar ao governo provisório liderado pelo partido Menchevique. O príncipe  Georgy Lvov latifundiário representante da burguesia liberal russa, uma de suas medidas foi manter a Rússia na guerra apesar das grandes dificuldades que país enfrentava.
As medidas do governo provisório não agradaram o povo. A crise agravou-se, soldados desertavam aos milhares da frente de batalha, o resultado desse descontentamento foi uma revolução liderada por Vladimir Lênin que a frente dos Bolcheviques acabou com o governo provisório implantando o socialismo em novembro do mesmo ano (outubro no calendário ocidental).
Guerra Civil e o surgimento do Exercito vermelho.
Mesmo com chegada do proletariado ao poder, o sucesso total da revolução socialista estava longe de ser concluída. Havia ainda muitos que eram contra a instauração de um governo socialista, os Mencheviques, nobres e outros grupos que estavam no poder almejavam reconquistar o governo do país para si com isso iniciou-se a guerra civil russa (1918-1921). De um lado o “exercito branco” em que faziam parte Mencheviques, ex-generais do império e nobres com apoio de diversas potências internacionais que temiam a expansão do socialismo para o resto do mundo. Do outro lado o “exercito vermelho” representado pelos camponeses, operários e alguns ex-militares do antigo império russo.
 
Leon Trotsky (Comissário para ações militares de V.I. Lenin)

       Primeiramente as forças bolcheviques eram compostas por camponeses (Guarda Vermelha) inexperientes, com a eclosão da guerra civil se fez necessário à criação de um exercito capaz de defender a revolução. Em janeiro de 1918 Leon Trotsky (comissário para ações militares de V.I. Lenin)
cria o exercito vermelho, para que fosse possível obter a vitória Trotsky, permitiu a adesão de militares do antigo império com a supervisão dos comissários políticos para impedir sublevações.



A criação do exercito vermelho permitiu a reorganização das forças bolcheviques, pois agora com conhecimento militar necessário, sua força militar se tornou capaz de fazer levantes e reprimir invasões com técnicas militares mais eficientes, fazendo uso da linha férrea Trotsky, em diversos momentos, movimentou suas reservas limitadas para diferentes frontes de batalha impedindo a derrota por diversas vezes. Esse tipo de manobra de deslocamento ficou conhecido como a guerra de escalonada, na qual numerosas forças militares eram movidas (escalonadas) por ferrovia para defender sucessivamente frentes de batalhas que se achavam em ameaça.



Trotsky à frente do exercito vermelho. fonte: Infoescola.


A experiência estratégica militar adquirida na Guerra Civil formou militares com uma visão única de guerra, pois essa se caracterizou pelas imensas distâncias defendidas por números relativamente reduzidos de tropas, compreenderam que manobras que envolviam mobilidade de tropas eram eficazes para vitória, a concentração de forças superiores para superar o inimigo em um ponto específico e então manobras rápidas, tais como movimentos de flanqueio, penetrações e cercos, para destruir um inimigo que estivesse em uma posição frágil. “O pré-requisito para tais manobras eram uma força ofensiva altamente manobrável, a qual na Guerra Civil se baseava em trens e carros blindados e, especialmente, formações de cavalaria hipomóvel” (grandes guerras, part.1).

Filme recomendado:
 

SLUJILI DVA TOVARISHA (LEGENDADO EM INGLÊS)
Título em inglês: "There were two comrades in the army"
Um filme com a participação de Vysotsky. Enredo: Rússia Soviética durante a Guerra Civil. O 61ª Divisão do Exército Vermelho (a dos trabalhadores camponeses) preparava uma ofensiva em Perekop (Criméia/Ucrânia), quando encontram, como um troféu, um equipamento cinematográfico francês. O estado - maior do Exército Vermelho decide pela utilização do aparato para fazer fotografias aéreas.
Para baixar o filme: 


Referências
COSTA, Frederico. A Revolução Russa - vitória, degeneração e resistência. Revista Arma da          Crítica, Ano 2, Número 2, Março 2010.

Imagens
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário