segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

2ª Guerra Mundial: Operação Blitz.

Entre 1939 e 1945 ocorreu a Segunda Guerra Mundial, esse conflito abrangeu mais países do que a Primeira Grande Guerra e consequentemente vitimou muito mais pessoas, aproximadamente 60 milhões. De um lado estava o Eixo, encabeçados pela Alemanha, Itália e Japão e do outro estavam os Aliados encabeçados pela Grã-Bretanha, União Soviética e Estados Unidos da América.
Dentro desse conflito global ocorreram diversas batalhas sangrentas, atrocidades, crimes contra a humanidade. Nesse vasto campo de acontecimentos dentro de apenas um evento histórico da humanidade, iremos tratar sobre a tentativa alemã de devastar a Grã- Bretanha e vencer a guerra.
Vista do Rio Tâmisa de pontos bombardeados nas docas de Londres. 
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:London_Blitz_791940.jpg.
Em julho de 1940, após vencer a França, os nazistas liderados por Adolf Hitler iniciaram uma nova operação com objetivo de invadir a Grã-Bretanha. Para que tal missão obtivesse êxito era preciso eliminar as chances de defesa dos Britânicos e a forma encontrada foi através dos bombardeios aéreos.
O intenso bombardeio ao Reino Unido ficou conhecido como Blitz, ocorreu de 7 de Setembro de 1940 a 10 de Maio de 1941. A Luftwaffe bombardeou pontos estratégicos como centros militares, indústrias e bases aéreas, e grandes cidades incluindo Londres. O objetivo principal da operação era minar o moral dos britânicos facilitando, assim, a invasão.
Crianças desabrigadas pelas bombas, aguardam ao lado dos escombros do que fora sua casa. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Blitz.
Apenas no primeiro dia dos bombardeios incessantes, os nazistas enviaram quase 880 aviões para a Grã-Bretanha entre bombardeiros e caças que causaram mais de 400 baixas civis, destruição de pontes e prédios apenas em Londres. As defesas Britânicas não estavam preparadas para reprimir qualquer ataque em larga escala como a Blitz e a futura operação de invasão nazista. A RAF (Royal Air Force) era a única capaz de deter os nazistas, no entanto à noite a força aera britânica não era muito eficiente.
Com a ajuda dos Estados Unidos enviando armas e munição, a Grã-Bretanha pôde se defender das investidas nazistas e preparar a defesa terrestre em caso de invasão. Graças a essa ajuda e a aproximação da invasão da URSS pelos nazistas (Operação Barbarossa), os danos e a intensidade dos bombardeios diminuíram até o ultimo ataque em 10 de Maio de 1941.
Os esforços alemães em obter superioridade aérea e dominar a Grã-Bretanha falharam. Os nazistas contabilizaram quase 2.000 aeronaves abatidas e aproximadamente 2.800 mortos, essa foi a primeira derrota da Alemanha nazista durante a guerra. Após essa derrota os recursos alemães foram direcionados para frente leste da guerra, mais especificamente para a invasão da União Soviética.

Referências
 HOBSBAWM, Eric. Age of Extremes. Inglaterra: Abacus, 1994. P. 21-198.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Blitz. Acessado em 19/12/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário